Jeep GPW - 1942
Nickname: "General"

 

Serial Number: 43170
Gross Weight: 2288
Date of Delivery: 24 de Junho de 1942
Engine Number: 804380-W-12-D-P5
Body Number: 23297

 

  4o. Encontro de Veículos Militares - Forte de Copacabana Setembro 2011  

O Jeep foi comprado em novembro de 2007. Num primeiro momento a expectativa era apenas faze-lo andar. Depois disso iniciou-se o longo processo de procura dos profissionais, o planejamento, a compra de muitas peças no Brasil e mundo afora (EUA, Austrália), e o início da desmontagem completa, até que depois de um ano, chegamos perto do que seria o término da restauração (não acredito que uma restauração termine um dia - sempre se esta procurando uma ou outra peça para aumentar mais e mais a qualidade do trabalho já feito). Compartilho com voce, a experiência passo a passo, com os manuais, fotos e profissionais que participaram, e que ainda participam deste processo.

Jairo@pobox.com

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PLACA PRETA Pagina Inicial Primeiras peças Inicio da Restauração Restauração Final The "F" marks Miniaturas Manuais
Estas tres fotos São do Jeep em novembro de 2007 Quando eu comprei do Sr. Noel.
Daqui pra baixo, as fotos falam por si mesmas. São o resultado do trabalho de excelentes profissionais que me ajudaram fazendo um trabalho de restauração irrepreensível. Lanternagem - Pará e Flávio
(Duque de Caxias - RJ)
(21) 3774-0521 e (21) 98507-8763 Lanternagem, Pintura, Bancos, Tanque de Gasolina, Cajado, Radiador, Tunel de Vento, Coletor de Ar, Peito de Aço, Caixas de Rodas, Caixas de Ferramentas, etc.
Mecânica - Zezinho Delatorre
(Ilha do Governador - RJ)
(21) 3393-5282 (21) 99909-6920 Retífica do Motor, Retifica do Câmbio, Restauração dos feixes de Molas, Restauração dos eixos e dos Cardans, Freios Completos (desde as panelas, lonas cilindros, etc), Carburador Carter, Ignitor Pertronix e Bobina de 40.000 volts Pertronix.
www.cvmarj.info www.cvmarj.info www.cvmarj.info
Em Dezembro de 1946, o New York Times deu o crédito a James Kilroy, um inspetor de soldas, que após inspecionar escrevia "Kilroy Esteve Aqui" ou em inglês "Kilroy Was Here". Isto que se tornou um grafite, repetido por soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial foi estampado por toda a Europa onde quer que os soldados passassem, irritando profundamente o "inimigo".  Até os dias de hoje é comum encontrar o Kilroy grafitado em muros. No Brasil o personagem ficou conhecido como "Moita". O "Moita" tem um significado especial. Ele acompanhou muitas de minhas cartas quando a então namorada morava a muitos kilômetros de distância, depois fez parte da logomarca da empresa que fundei em 1983 e que continua existindo até agora, e hoje, Junho de 2010, faz parte de uma homenagem e lembrança de seu uso na 2a. Guerra Mundial como parte integrante de meu Jeep Ford GPW 1942.
15 de Junho de 2010: Hoje o jeep foi APROVADO na vistoria do Detran. Documento 2010.
Restauração do Galão (de 1943), remarcação do TowBar Marcação da 101 Airborne, e novo radio Estojo de 1os. socorros (dentro do painel)
Finalmente a estréia do "General" no Museu Militar Conde de Linhares em 20 de Junho de 2010 O jeep fez parte do encontro do Clube de Veiculos Militares Antigos do Rio de Janeiro
A PLACA PRETA é uma meta para qualquer restaurador. Consegui-la significa que o veículo atingiu um mínimo de 80% de originalidade, e que tem no mínimo 30 anos de idade. É um caminho nem sempre muito fácil, nem sempre muito rápido, pois garimpar (literalmente) algumas peças requer antes de qualquer outra coisa, muita PACIÊNCIA e perseverança. Eu tive a sorte de encontrar pessoas maravilhosas em meu caminho, que facilitaram bastante a minha vida, com dicas de restauração, apoio em decisões, empurrões de vez em quando, críticas (sempre construtivas) e muitos endereços de fornecedores. Um VIVA ao ao CVMARJ e aos seus membros.
O "caminho" depois da restauração, ou quando a viatura está muito próxima do final, é o seguinte: 1- Documentação 100% em dia. Documentação junto ao Detran atualizadíssima.
2- Uma visita ao site do CVMARJ no tópico que trata da placa preta
3- Preencher o Termo de Responsabilidade para a FBVA
4- Imprimir o Manual de Avaliação do CVMARJ
5- Tirar 6 fotos 10x15 do veículo (frente, traseira, laterais,motor e interior mostrando bancos e painel), e 1 foto 10x7 de perfil.
6- Efetuar a vistoria no CMARJ, enviar o laudo para a FBVA, e ao receber o Certificado de Originalidade, solicitar junto ao Detran de sua cidade a troca para as placas pretas pagando as taxas devidas para este serviço.
Ai esta ele. O tão esperado, Certificado de Originalidade. Com ele em mão, telefonei para o Detran-RJ e fiz o agendamento para a troca das placas cinzas para a PLACA PRETA (de colecionador). Infelizmente, o agendamento mais próximo é para o dia 1 de Setembro de 2010. Agora é só esperar...
 
Primeiro passeio com o Jeep Pronto E a primeira pane, e junto o privilégio de ser resgatado (literalmente) por outro GPW 1942 com o Zezinho e o Muralha
Depois da parte burocrática, das vistorias das filas, das marcações e remarcações de datas, FINALMENTE prontos a Documentação e as Placas Pretas. Agora é só esperar parar a chuva e ir ao Detran colocar as Placas e os Lacres (o jeep ainda não tem uma capota) Em destaque a palavra COLEÇÃO As Placas Pretas (ainda no balcão do Detran)
Despedida (no Detran) das placas cinzas Instalando as Pretas DONE !!! Missão CUMPRIDA. "Veículo de Coleção"
Finalmente as últimas peças Tubo de ar e de água O General agora tem 3 estrelas.